
Como o gerenciamento de dados mestres funciona?
Publicado por: VoxxelTodo mundo sabe que manter cadastros atualizados é extremamente complicado, podemos até dizer que é o calcanhar de Aquiles de muitas corporações.
Por isso, é comum encontrar empresas desesperadas por soluções capazes de resolverem seus problemas com dados. E, é aí que os dados mestres entram na jogada!
Muitos gestores de compras e analistas de cadastros ainda não conhecem o gerenciamento dos dados mestre.
Mas, isso acaba agora! Confira nesse post como funciona o gerenciamento de dados mestre e como ele auxilia no controle dos dados da sua empresa.
Dados mestre são eficientes?
Sem dúvida a resposta para essa pergunta é sim. Para comprovar a eficiência dos dados mestre idealize o seguinte cenário: você vai definir uma estratégia de marketing para uma grande empresa, com várias unidades de negócio e cada uma dessas unidades possui sistemas independentes com milhares de dados de possíveis clientes. Sem a gestão dos dado mestre, provavelmente, você encontrará dados replicados, redundantes, isolados e não interligados nessas diversas bases distintas.
Dessa forma, fica difícil garantir que você não vá ligar para o mesmo cliente, diversas vezes, oferecendo o mesmo produto… E com certeza isso afetaria o sucesso da ação pela falha na gestão dos dados.
Afinal, o que é gerenciamento de dados mestre? E como isso funciona?
É um processo usado para gerenciar, centralizar, organizar, categorizar, localizar, sincronizar e enriquecer os dados, sejam eles de produtos, clientes, fornecedores, localização, ativos e outras fontes de informação que impulsione os negócios da sua empresa.
A maioria das empresas, hoje em dia, usam o Analytics, BI e CRM. Porém, essas ferramentas são baseados em dados, correto? Então reflita comigo, com dados incorretos a análise realizada trará um resultado errado. O mesmo não acontece com o uso do gerenciamento dos dados mestre, pois são dados consistidos, únicos e enriquecidos. Ou seja, é um conjunto crucial para todo negócio, não importa qual seja!
Como eles são organizados em um negócio?
Eles são divididos em 4 categorias:
- Pessoas: Clientes, fornecedores e parceiros.
- Localidades: Matriz, filiais, cidades, estados e endereços.
- Coisas: Produtos e serviços.
- Organizacionais: Estrutura organizacional, vendas regionalizadas, centros de custo, plano de contas e listas de preços.
Por fim, podemos afirmar que o gerenciamento de dados mestre representa o core business, ou seja, o núcleo duro de um negócio. Sem ele, ficaria praticamente impossível que organizações existissem, e caso conseguissem, demandaria enormes esforços e gastos para não ter impactos negativos.
Leia também:
E-commerce: a Gestão de Dados Mestres pode te ajudar
Aumente suas vendas com a integração de canais