A importância da organização de dados mestres em uma empresa

Publicado por: Voxxel

A importância da organização de dados mestres em uma empresa

 

A importância e a funcionalidade dos dados mestres já não é mais segredo e está cada vez mais presente em nossa rotina. Até porque em muitas situações eles fornecem informações relevantes para a tomada de decisões. Um verdadeiro norteador quando se trata de organização em uma empresa.

Então se você ainda não sabe a importância da organização de dados mestres, esse conteúdo é para você. Vamos conferir? 

 

A importância dos dados mestres para sua empresa

 

Antes de tudo, vale ressaltar que os dados mestres são a base de qualquer negócio. Eles possuem informações fundamentais para a organização da empresa. Esses dados, são coletados desde os mais antigos disponíveis,  até o momento atual da empresa, independente do seu porte ou setor. Como são informações importantes para que o negócio flua de maneira adequada, é necessário algumas conformidades. Elas devem estar: atualizadas, organizadas e categorizadas corretamente. Afinal tudo isso influência no núcleo estratégico, não é mesmo?

 

Os dados mestres podem ser encontrados em diversos setores e sistemas, como: produção, compras, vendas, contabilidade, produtos, etc. Ou seja, os dados mestres facilita o conhecimento de características dos consumidores, seus produtos e as empresas com as quais estão se relacionando comercialmente.

 

Com isso, as empresas se tornam mais preparadas para atender as necessidades do mercado. Essas informações de maneira organizada serve para melhorias no negócio, seja para entender melhor seus clientes ou otimizar processos internos. 

 

Porém, lembre-se sempre que para uma boa gestão destes dados é necessário saber que:

  • A TI não é a responsável por dados. Os dados são de responsabilidade da área de negócios.
  • A área de negócios deve participar da escolha de uma plataforma de MDM.
  • O seu ERP não deve ser sua fonte primária de dados mestre.
  • É importante engajar todos os usuários e departamentos. Afinal, vocês são um time, não é mesmo?
  • A escolha de quais serão os atributos mantidos é essencial. 
Compartilhe nas redes sociais