Como o gerenciamento de dados mestres funciona?

Publicado por: Voxxel

Todo mundo sabe que manter cadastros atualizados é extremamente complicado, podemos até dizer que é o calcanhar de Aquiles de muitas corporações.

Por isso, é comum encontrar empresas desesperadas por soluções capazes de resolverem seus problemas com dados. E, é aí que os dados mestres entram na jogada!

Muitos gestores de compras e analistas de cadastros ainda não conhecem o gerenciamento dos dados mestre. 

Mas, isso acaba agora! Confira nesse post como funciona o gerenciamento de dados mestre e como ele auxilia no controle dos dados da sua empresa. 

 

Dados mestre são eficientes?

 

Sem dúvida a resposta para essa pergunta é sim. Para comprovar a eficiência dos dados mestre idealize o seguinte cenário: você vai definir uma estratégia de marketing para uma grande empresa, com várias unidades de negócio e cada uma dessas unidades possui sistemas independentes com milhares de dados de possíveis clientes. Sem a gestão dos dado mestre, provavelmente, você encontrará dados replicados, redundantes, isolados e não interligados nessas diversas bases distintas.

Dessa forma, fica difícil garantir que você não vá ligar para o mesmo cliente, diversas vezes, oferecendo o mesmo produto… E com certeza isso afetaria o sucesso da ação pela falha na gestão dos dados.

 

Afinal, o que é gerenciamento de dados mestre? E como isso funciona?

 

É um processo usado para gerenciar, centralizar, organizar, categorizar, localizar, sincronizar e enriquecer os dados, sejam eles de produtos, clientes, fornecedores, localização, ativos e outras fontes de informação que impulsione os negócios da sua empresa.

A maioria das empresas, hoje em dia, usam o Analytics, BI e CRM. Porém, essas ferramentas são baseados em dados, correto? Então reflita comigo, com dados incorretos a análise realizada trará um resultado errado. O mesmo não acontece com o uso do gerenciamento dos dados mestre, pois são dados consistidos, únicos e enriquecidos. Ou seja, é um conjunto crucial para todo negócio, não importa qual seja! 

 

Como eles são organizados em um negócio?

 

Eles são divididos em 4 categorias:

 

  1. Pessoas: Clientes, fornecedores e parceiros.
  2. Localidades: Matriz, filiais, cidades, estados e endereços.
  3. Coisas: Produtos e serviços.
  4. Organizacionais: Estrutura organizacional, vendas regionalizadas, centros de custo, plano de contas e listas de preços.

 

Por fim, podemos afirmar que o gerenciamento de dados mestre representa o core business, ou seja, o núcleo duro de um negócio. Sem ele, ficaria praticamente impossível que organizações existissem, e caso conseguissem, demandaria enormes esforços e gastos para não ter impactos negativos.

 

Leia também:

 

E-commerce: a Gestão de Dados Mestres pode te ajudar
Aumente suas vendas com a integração de canais

 

Compartilhe nas redes sociais