Como os CMOs podem oferecer marketing orientado por dados com uma visão unificada do cliente

Publicado por: Voxxel

O insight começa com dados confiáveis do cliente

Melhorar a demanda por seus produtos e serviços nunca teve um prêmio maior.

O aumento das expectativas dos clientes, combinado com uma base de consumidores altamente digital e conectada, significa que o comprador tem mais controle do que nunca sobre as marcas com as quais se engajam e as compras que fazem.

A execução de atividades de marketing eficaz exige mais do que apenas dados – exige um profundo conhecimento do cliente.

Com ele, você pode desenvolver e aprimorar iniciativas para tudo o que faz: web, comércio eletrônico, social, celular.

No entanto, as empresas, especialmente os profissionais de marketing, estão encontrando dificuldades para conhecer seus clientes em um mundo omnichannel e de vários dispositivos. Segundo a Experian, 92% das empresas não têm uma visão única de clientes hoje.

As empresas que dependem de várias soluções de automação de marketing, CRM, ERP ou outras soluções geralmente lidam com registros duplicados, imprecisos e desatualizados que prejudicam a qualidade do banco de dados.

Talvez seja por isso que a Data & Marketing Association (DMA) relatou que mais da metade de todos os profissionais de marketing acham que a integração de dados entre as plataformas é um desafio crítico.

Uma visão completa e unificada de clientes e relacionamentos é a base do marketing orientado por dados.

Quando você entende os seus clientes usando informações atualizadas, precisas e confiáveis, você fica alinhado com as necessidades em constante mudança e prováveis opções para engajar, nutrir e converter de forma eficaz.

Você cria estratégias em tempo real que resultam em maior satisfação, maior fidelidade, menor custo por vendas e uma melhor imagem de marca.

 

As vantagens de uma visão única dos dados do cliente incluem:

  • Maior receita: melhora o pipeline, reduz a rotatividade e reduz o custo de aquisição do cliente;
  • Maior eficiência: elimine dados duplicados e remove processos propensos a erros;
  • Valorização do tempo: oferece conteúdo preciso quando e onde necessário;
  • Colaboração aprimorada: remove barreiras com vendas, atendimento ao cliente;
  • Risco reduzido: garantir conformidade com leis, regulamentos e padrões do setor.

 

Benefícios para estratégias centradas no cliente:

  • Maior ROI de marketing;
  • Maior eficiência operacional;
  • Conformidade aprimorada / risco reduzido;
  • Redução da complexidade e custo da campanha;
  • Suporte mais fácil para requisitos globais.

 

O dilema do profissional de marketing em relação aos dados

Ter dados imprecisos e duplicados em vários sistemas é o pior inimigo do profissional de marketing.

Você pode acabar com quatro versões do mesmo contato: uma versão escrita de maneira diferente, uma versão contendo vários endereços de e-mail, uma terceira com informações de endereço ausentes e a quarta contendo detalhes organizacionais contraditórios.

Sem uma visão completa dos clientes, as empresas não podem operar com eficiência, tomar decisões estratégicas corretas ou aderir aos mandatos de conformidade normativa, como o GDPR.

Além disso, a personalização, o marketing baseado em conta e os esforços de segmentação centrados no cliente estão condenados antes de começarem.

Você precisa conhecer a pessoa por trás de sua atividade na Web, o social, correspondência e loja, o que é ainda mais difícil no mundo de vários dispositivos de hoje.

Pode ser por isso que entender as interações com os clientes é considerado pela Forrester e pela DMA como o desafio número um para os profissionais de marketing.

Se eles preencheram incorretamente um formulário da web ou sua equipe de vendas esqueceu-se de carregar as informações mais recentes em seu CRM, dados imprecisos inviabilizam os objetivos de negócios.

Além disso, uma visão em silos dos clientes resulta em problemas de qualidade de dados, bem como desafios de governança, ineficiências operacionais e estratégias reativas.

Talvez o mais importante dos dados mestre seja o registros de clientes, o que inclui nomes, e-mails, endereços postais e preferências do cliente.

O domínio dos dados do cliente estimula as iniciativas de marketing e impulsiona as experiências dos clientes usando dados limpos, consolidados, enriquecidos e compartilháveis.

 

Desafios para a eficiência dos dados do cliente

  • Canais de clientes desarticulados;
  • Registros duplicados, incompletos ou errados;
  • Dados diferentes, gerenciados em silos isolados;
  • Aumento das exigências regulamentares, de conformidade e de relatórios.

 

Domine seus dados do cliente

A qualidade dos dados do cliente é o recurso essencial para os profissionais de marketing, para atender tanto às necessidades do negócio quanto às expectativas dos clientes.

Seja para o cliente em potencial, cliente, parceiro, fornecedor, os profissionais de marketing obtêm uma visão clara e completa dos registros que incluem atributos, interações e interdependências.

Você transforma dados dispersos em uma compreensão unificada em torno dos atributos do cliente, histórico de compras, interação na Web, preferência de canal e comportamentos on-line.

Uma visão única e unificada dos clientes permite que os profissionais de marketing se envolvam, desenvolvam e convertam com maior eficiência.

Além disso, ele acelera a obtenção e valorização do tempo: suas campanhas avançam rapidamente e seu pipeline aumenta porque você alcança o público certo e oferece experiências personalizadas usando interesses e comportamentos conhecidos.

Além disso, a empresa se beneficia de uma abordagem centrada no cliente para a tomada de decisões orientada por dados.

Ao dominar os dados do cliente, você aprimora todos os seus sistemas porque fornece uma fonte única e autorizada de informações.

Você pode responder às preferências do cliente e às necessidades internas em tempo real para obter agilidade operacional em toda a empresa.

 

O valor de dominar dados do cliente:

  • Eliminar silos e consolide dados;
  • Melhorar a qualidade, consistência e confiabilidade dos dados;
  • Descobrir, criar e gerenciar relacionamentos de dados;
  • Melhorar a visibilidade, a análise e a percepção;
  • Melhorar a governança de dados e a administração;
  • Aperfeiçoar processos de TI e entrega de dados.

 

A vantagem dos dados do cliente

Uma visão única e unificada dos dados do cliente, aplicada na tomada de decisões baseada em dados aumenta sua participação no mercado, impulsiona os negócios.

É a chave para permitir que os profissionais de marketing conheçam verdadeiramente seus públicos-alvo de maneiras ricas e significativas.

Ele facilita o uso do insight do cliente obtido de várias origens e pontos de contato, o que melhora a segmentação, a personalização e o engajamento, bem como as taxas abertas, de cliques e de inclusão.

Uma visão completa do cliente faz mais do que melhorar o marketing – oferece melhores resultados.

As organizações podem sincronizar e enriquecer os dados para eliminar o risco de registros imprecisos, incompletos e redundantes que prejudicam as campanhas e prejudicam as experiências dos clientes.

O resultado é uma base de dados confiável que aprimora o marketing; vendas, o desenvolvimento de produtos e as operações.

 

Atividades melhoradas com o domínio dos dados do cliente:

  • Estratégias digitais;
  • Melhorar desempenho da campanha;
  • Pipeline e desenvolvimento de vendas;
  • Programas de rotatividade, retenção e fidelidade;
  • Investimento em tecnologia e ROI

 

Saiba mais sobre como melhorar seu marketing com uma visão completa do cliente visitando nosso site www.voxxel.com.br ou enviando um e-mail para voxxel@voxxel.com.br

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