Gerenciamento de informações do produto simplificado

Publicado por: Voxxel

Foco nas necessidades de clientes e negócios para melhorar os resultados finais

O gerenciamento de informações do produto é um segmento comum que abrange o marketing, as vendas e o comércio, bem como a cadeia de fornecimento e serviço.

O gerenciamento eficaz da informação do produto deve ser uma prioridade para qualquer empresa, pois pode reduzir o tempo e o custo de gerar, armazenar, gerenciar e publicar informações.

Também pode reduzir o risco de erros que podem alienar clientes, prejudicar a reputação de uma empresa e impactar as vendas.

A informação do produto também se alinha à geração de receita de produtos e serviços.

O PIM, como é comumente referido, é um conceito simples: são os processos, informações e tecnologia usadas para gerenciar todas as informações de produto de uma organização para formatos e padrões estabelecidos.

O objetivo do PIM é ter informações do produto que sejam consistentes e prontamente disponíveis para qualquer pessoa ou para qualquer processo a qualquer momento.

As informações do produto podem incluir vários tipos de dados: número do item, referência, catálogo e dados da SKU; conteúdo descritivo, documentos e texto; traduções e outras localizações; e imagens e vídeos.

PIM fornece informações padrão do produto para uso universal, de todos, desde operações comerciais internas até clientes.

Ele fornece uma plataforma centralizada onde todos os atributos e detalhes do produto são armazenados para que eles sejam acessíveis conforme necessário, incluindo a publicação em sistemas que são usados para suportar interações com clientes e distribuidores, as operações da cadeia de suprimentos e as fabricações dos produtos e serviços que a informação descreve.

O PIM não apenas define o produto de forma consistente, mas também permite a associação de ativos de informações relacionadas e gerencia o uso de todas as informações do produto, incluindo o fornecimento de análises para rastrear seu uso e auditar as alterações.

Apesar de seu valor e apelo, pesquisa de referência mostra que o PIM está em muitas organizações ainda imaturo.

Mais da metade (57%) dos participantes da pesquisa planejam mudar a maneira como gerenciam as informações sobre os produtos nos próximos 12 a 18 meses.

À luz do papel de importância do PIM no suporte a uma série de processos de negócios, a maioria das organizações está fazendo alterações substanciais relacionadas ao PIM em seus processos, suportando aplicativos e tecnologia.

 

 

A tecnologia certa ajuda

Todos os processos relacionados ao produto, desde o desenvolvimento até a entrega e o marketing até as vendas, bem como aqueles associados às interações e suporte do cliente, exigem informações.

Aplicativos dedicados podem ajudar as empresas a gerenciar o componente de informações desses processos de maneira eficaz.

Nossa pesquisa mostra que as organizações diferem substancialmente em quão bem-sucedidas elas gerenciam softwares relacionados ao PIM.

Quase metade (47%) das pessoas que usam aplicativos PIM dedicados disse que elimina erros e falhas.

Também melhora o potencial de vendas adicionais, de acordo com 44%.

Em contraste, 94% das organizações usam planilhas para dar suporte a informações sobre produtos de várias maneiras complementares ou como o centro de como gerenciam informações sobre produtos.

Mais da metade (56%) deles frequentemente encontra erros, e apenas 6% raramente ou nunca os encontram.

O esforço manual é a maneira mais comum de criar um único registro de produto completo, consistente e confiável.

É usado por 45% das organizações, mas uma em cada três delas está insatisfeita com o processo.

Por outro lado, apenas 27% usam um aplicativo PIM dedicado para criar esse registro de produto, mas essas organizações relataram uma série de benefícios, tanto operacionais (eliminando erros e falhas, 47%) quanto relacionados aos negócios (melhorando a venda cruzada e potencial de venda, 44%, e a experiência do cliente, 41%).

Recomendamos a procura por aplicativos PIM dedicados que suportem a variedade de funções na organização, desde usuários corporativos a analistas e TI.

Os aplicativos PIM para analistas exigem uma variedade de recursos, incluindo a descoberta e associação de produtos, pesquisa e localização de produtos, comunicação de problemas, criação de layouts, geração de documentação e publicação de informações sobre produtos.

A tecnologia projetada para o PIM também deve oferecer suporte a tarefas e processos relacionados a dados, incluindo descoberta de dados, controle de dados, integração de dados, enriquecimento de dados, correspondência de dados, modelagem de dados e qualidade de dados.

Usar a tecnologia certa para gerenciar informações sobre produtos é importante não apenas para aumentar a produtividade, mas também para garantir que a organização obtenha o melhor valor possível de suas informações sobre produtos e garantir a melhor experiência possível para clientes, parceiros, fornecedores e até funcionários que interagem com isso.

 

Como escolher o PIM

Para evitar confusão sobre as opções de tecnologia para PIM, aconselhamos focar nas necessidades do cliente e do negócio e avaliar os produtos sobre como eles podem satisfazê-las.

Muitas organizações voltam-se exclusivamente para uma abordagem de gerenciamento de dados centrada em TI que é centrada na tecnologia de base de dados ou no que é chamado de gerenciamento de dados mestres (MDM).

No entanto, escolher o PIM que não é projetado para trabalhar com processos do lado do negócio ou para ser usado por usuários do lado do negócio é um erro.

Em vez disso, procure aplicativos PIM desenvolvidos para promover eficiência e facilidade de uso por profissionais de negócios que operam nas funções de front office de marketing, vendas, comércio e atendimento ao cliente e áreas de operações, incluindo fabricação, distribuição, varejo, fornecimento e cadeia de fornecimento ou serviço.

Comece avaliando as atividades atuais de gerenciamento de informações do produto para determinar onde as melhorias são necessárias.

Identifique as necessidades das pessoas responsáveis ​​pelos produtos, incluindo marketing, atendimento ao cliente, gerenciamento de produtos, fabricação, distribuição e comércio.

 

Então comece a avaliar o PIM.

Nossa pesquisa mostra que a barreira mais comum para melhorar o PIM é a falta de recursos (37%), portanto, garantir que os aplicativos sejam projetados para os negócios, pois eles são mais propensos a engajar o interesse de todos os profissionais envolvidos.

Faça o business case mostrando que o gerenciamento eficaz e a governança dos processos e informações podem aumentar o valor comercial dos produtos.

Procure instâncias em que a tecnologia possa facilitar o aumento e melhorar o contexto dos produtos.

Por exemplo, pode permitir que aos gerentes de produtos atualize imagens de seus produtos ou profissionais de marketing para postar vídeos mostrando aos clientes como um produto é usado.

Mais da metade (53%) dos participantes da pesquisa disseram que o elemento mais importante do business case para o PIM é aumentar a satisfação do cliente.

Manter um olho nos negócios é o principal, mas também garantir que o PIM que está sendo avaliado possa trabalhar com sistemas e aplicativos de TI relacionados e que não comprometa a segurança desses sistemas.

Também se certifique de que os gerentes de ativos digitais funcionem conforme necessário; desta forma, você pode fornecer suporte completo de processos PIM.

A usabilidade de qualquer aplicativo que esteja sendo considerado é essencial e deve ser uma das principais prioridades das organizações, assim como a experiência do consumidor que fornece via Web e dispositivos móveis.

Equivalência de abordagens dedicadas: as empresas que usam um único sistema como fonte de informações sobre produtos eliminaram erros e falhas nas informações sobre produtos (90%) e obtiveram uma vantagem competitiva por meio de um time-to-market mais rápido (87%).

A informação do produto é uma parte fundamental de qualquer negócio; O sucesso em vendas, crescimento e lucratividade geralmente depende da eficiência com que é usado.

Simplificar o gerenciamento de informações do produto, portanto, é na realidade um processo de implantação de tecnologia e processos para garantir a eficácia operacional, financeira e operacional de cada organização.

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