Entenda o poder da estratégia Omnichannel

Publicado por: Voxxel

Entenda o poder de uma estratégia Omnichannel

O consumidor tem cada vez mais necessidade de se conectar em vários canais de compras. Assim, com a transformação digital os varejistas precisam se adaptar a isso.

Com o propósito de poder te ajudar nisso, a Voxxel lhe apresenta a estratégia Omnichannel: uma estratégia, de fato, indispensável para integração de todos os canais de venda.

Essa estratégia vem se mostrando fundamental para obter sucesso no varejo.

Já que traz inúmeros benefícios para as empresas que a aplicam, redução de custos e uma melhor experiência de compra do cliente.

 

O que é Omnichannel?

A princípio, é de extrema relevância exemplificar o que é Omnichannel. Assim sendo, Omnichannel é uma estratégia de uso paralelo e interligado de diferentes canais de comunicação, que tem como objetivo estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, a experiência do cliente.

O Omnichannel envolve a integração dos pontos de contato entre a marca e o cliente. A fim de oferecer o que o cliente precisa, quando ele precisa. Ao passo que se ele busca por um produto no aplicativo, no chatbot, por sms, na loja física, no e-commerce ou nas redes sociais, sua marca deve permitir que ele o faça.

Em síntese, a principal ideia do Omnichannel é que o cliente não precise mudar de canal para encontrar o que deseja.

Omnichannel, CrossChannel e MultiChannel: Qual a diferença?

Certamente, muitos confundem esses termos, mas saiba que eles possuem significados diferentes. Confira agora:

MultiChannel: É quando uma empresa oferece vários canais de compra, como site, aplicativo e lojas físicas. No entanto, eles não estão conectados.

Então, os vendedores que trabalham na loja física não sabem sobre as compras que foram realizadas pelo aplicativo e/ou no site e viceversa.

Ou seja, existe uma competição entre os canais de compra e não há uma troca de informações entre eles.

CrossChannel: os canais de uma marca podem se cruzar da seguinte forma: a compra pode ser realizada de forma online no site e a retirada do produto adquirido ser feito na loja física. Pois, assim, não existe competição entre os canais, uma vez que eles passam a se complementar.

Omnichannel: Como já foi dito, você pode, mesmo estando dentro da loja física, utilizar o aplicativo da marca para verificar se existe o produto específico que deseja.

Aliás, se encontrá-lo pelo aplicativo, pode fazer o pedido com um dos vendedores da loja física e optar por receber a entrega em casa.

Em suma, um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor e a estreitar ainda mais as relações online e offline.

Vantagens de possuir uma estratégia Omnichannel

Em resumo, principal objetivo, claro, é trazer os melhores resultados para o seu cliente, assim, deixando-os mais satisfeitos.

Com seus clientes felizes, o seu negócio tende a decolar:

  • os serviços oferecidos;

  • as vendas;

  • o processo de fidelização;

  • a imagem da sua marca.

Veja também: aplique a estratégia Omnichannel em 7 Passos.

 

Compartilhe nas redes sociais