Fábrica digital na indústria automobilística

Publicado por: Voxxel

Nos últimos anos a indústria automobilística tem sido desafiada a encontrar soluções para o desenvolvimento de produtos confiáveis, com melhor custo-benefício e lançamentos com prazos cada vez mais curtos. Associado a isso, tempo e investimento são determinantes para que o planejamento do projeto alcance o resultado esperado.

A Fábrica Digital é uma poderosa ferramenta para o planejamento das ações da Engenharia de Manufatura. Constitui-se em vários softwares que possibilitam avaliar o desenvolvimento de meios de fabricação adequados aos produtos que serão fabricados, simular o rendimento das linhas de fabricação, avaliar as operações ergonomicamente e, em situações nas quais são utilizados robôs, aplicar as melhores geometrias das ferramentas para evitar perdas de tempo nas movimentações ou não execução das várias atividades esperadas. Aumento da segurança no desenvolvimento das instalações, em menor tempo, objetivando o aumento da produtividade são as expectativas quanto à Fábrica Digital (MENGES, 2005).

Como exemplos das simulações, podem ser avaliadas quando realizada manualmente, alcance dos robôs nos pontos de solda ou nas atividades de transferência, rendimento operacional da linha, as características ergonômicas da operação, etc.

Um conhecido software para esse tipo de simulação é o Process Simulate que está totalmente integrado na plataforma de produção Teamcenter, o que permite aos engenheiros reutilizar, criar e validar processos.

 

 

Fonte: Siemens Tecnomatix Process Simulate

 

As ferramentas que compõem a Fábrica Digital possibilitam uma avaliação mais precisa do trabalho a ser executado, antecipam soluções, evitam modificações nas fases de implantação e, principalmente, reduzem investimentos e o tempo para colocação em funcionamento de novos modelos.

Compartilhe nas redes sociais