Integrar Fornecedores ao Processo de Cadastro

Publicado por: Voxxel

Melhorar o time-to-market do produto é um constante desafio em muitas indústrias, particularmente para os canais de e-commerce que visam oferecer amplos sortimentos e múltiplas categorias.

A rápida introdução de itens exige que o conteúdo detalhado e as imagens sejam sincronizados entre sistemas internos, bem como pontos de contato voltados para o cliente, no entanto a coleta de informações provenientes de fornecedores é, com muita frequência, um processo demorado e propenso a erros.

É extremamente importante que a solução Master Data Management (MDM) implantada na sua empresa, tenha um componente adicional que simplifique como fornecedores de qualquer tamanho adicionem novos SKU’S e atualizem informações de itens existentes através de uma interface intuitiva baseada na web.

Diariamente seu negócio pode conviver com os seguintes desafios.

  • Cadeia de fornecimento de informação complexo e ineficiente.
  • A demanda dos consumidores por novos sortimentos de produtos.
  • Necessidade de vantagem competitiva e sustentável.

Passos para Integrar o Fornecedor ao Cadastro de Produto

  • Sua empresa deve ter agilidade no processo de integração entre fornecedor e vendedor, facilitando a introdução de novos produtos, proporcionando uma forma mais eficiente de atualizar os itens existentes.
  • A solução deve ser simples de aprender e requerer apenas treinamento e suporte mínimos através de guias on-line.
  • Usar uma interface web intuitiva, seus fabricantes e fornecedores podem atualizar e enviar novos itens para a solução MDM.
  • Os fabricantes e fornecedores devem prover as informações dos produtos de acordo com seus requisitos e na velocidade que seu negócio exige.
  • A solução deve suporta criação em massa de um grande número de produtos por meio de interface ou através de planilhas inteligentes do Microsoft Excel, atendendo de grandes a pequenos fornecedores.

O ideal é que sua solução de MDM tenha como características

  • Integração com fornecedores
  • Interface Web simples e fácil de usar
  • Validações automatizadas e Workflow
  • Painéis de desempenho do fornecedor

Sua empresa deve definir como benefícios

  • Acelerar a introdução de produtos
  • Melhorar as relações com fornecedores
  • Melhorar a qualidade dos dados e reduzir custos
  • Medir o desempenho do fornecedor

Monitore o Desempenho do Fornecedor

É importante que a solução MDM disponibilize dashboard com a exibição de indicadores de desempenho dos fornecedores da organização e obtenha visibilidade de onde os itens estão em um workflow e quanto tempo eles estão parados em cada etapa do processo.

Você também precisa ver a quantidade de itens está na condição “pendente”, o tempo médio gasto para enriquecer um item e se os SLA estão sendo respeitados pelo fornecedor.

A solução também deve permitir a verificação das informações do item fornecidas por cada fornecedor em relação aos termos de seu contrato relativos a quantidades, preço, data de vencimento aplicáveis e vários outros parâmetros especificados pelo seu negócio.

Workflows de Revisão e Aprovação

Com STEP SIM os workflows orientam todo o processo de revisão e aprovação, alertando os usuários para novos produtos e atualizações que precisam ser revisados e aprovados. Usuários não técnicos, como gerentes de produtos ou de marketing, podem definir como os atributos de dados, imagens de produtos e documentos devem ser fornecidas quando os fornecedores introduzem novos produtos, garantindo consistência.

Permissões Baseadas em Perfis

As permissões podem ser definidas com base em perfis de forma que diferentes tipos de usuário dentro de uma organização possam interagir somente com dados e workflows relevantes para eles. Por exemplo, você pode determinar quais categorias e atributos são visíveis para os fornecedores e se eles são somente leitura, editáveis ou exigidos no workflow.

Principais Benefícios

Melhore o Relacionamento com Fornecedores

STEP SIM permite uma melhor colaboração com fornecedores para aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos, melhorar a precisão dos dados e aumentar a lucratividade. Ter acesso

a dados mais precisos e completos permite que você atenda melhor as necessidades da sua empresa.

Acelerar a Introdução de Produtos

Aperfeiçoar o processo de introdução de novos itens, STEP SIM melhora as informações do produto e facilita as aprovações.

Ao combinar as capacidades do STEP de sincronização dados mestre de produtos com sistemas de negócios com a capacidade de publicar em vários canais de vendas, você poderá reduzir drasticamente o tempo necessário para disponibilizar um produto para seus clientes.

Reduza Custos e Libere Recursos

A coleta de informações para novos itens e atualizações para itens existentes pode ser demorada e ineficiente. O processo geralmente envolve a solicitação de informações de vários fornecedores via e-mail, telefone ou correio, muitas vezes resultando em informações incompletas e inconsistentemente formatadas exigindo mais trabalho. Com STEP SIO, a responsabilidade pelo fornecimento de informações de produtos pode ser transferida para fornecedores, liberando seus compradores, equipe de catalogo, equipe de marketing e gerentes de produto para se concentrarem em tarefas mais estratégicas, reduzindo erros e custos.

Uma versão única do produto

Informações de produtos coletados através do SIM são gerenciadas de forma centralizada no repositório MDM (Master Data Management) do STEP. Uma vez que os dados foram separados e transformados, a aplicação STEP e permitem que os compartilhe de forma transparente e consistente com diversos sistemas em uso na empresa, incluindo sites, e-commerce, SAC, PDV, CRM, ERP, WMS, TMS entre outros.

Você também pode acrescentar seus próprios atributos e descrições de marketing para os produtos antes da publicação.

STEP garante que todos dentro e fora de sua organização utilizarão a mesma informação saneada, completa e atualizada.

Compartilhe nas redes sociais