O que é Master Data Management? E porque você precisa de um

Publicado por: Voxxel

A complexa economia do século XXI tem gerado o que os analistas chamam de “a era do cliente”, um período com significativas mudanças na maneira como as empresas se relacionam e mantém a integridade dos dados.

É nesse cenário onde criar, gerenciar e entregar uma única versão da verdade se tornou um passo vital para que as organizações caminhem rumo à transformação digital, oferecendo uma experiência superior para seu público.

Mas há um detalhe: saber utilizar a quantidade esmagadora de dados também passou a ser uma tarefa mais desafiadora do que nunca, com o uso onipresente de dispositivos móveis, da IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) e da Nuvem.

Diante dessas demandas, o Master Data Management (MDM) oferece uma solução essencial para atender as necessidades das empresas que colocam os dados de seu negócio em primeiro lugar.

Ele possibilita o acesso consistente e a visualização das informações de produtos, clientes, localização, colaboradores e fornecedores em um só ambiente.

Mais importante do que isso, é o fato de que o MDM permite que a empresa tome decisões orientadas por dados, o que gera agilidade operacional, maior rendimento e geração de receita.

Ainda assim, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre o que o MDM é exatamente.
Talvez você compreenda o conceito, mas não veja como ele pode ajudar empresas como a sua.
Em qualquer um dos casos, nosso objetivo é explicar tudo que você precisa saber.

O seu recurso mais importante
A verdade é que sua empresa coleta dados de mais fontes do que jamais se poderia imaginar antes.
As informações sobre o seu cliente, por exemplo, podem ter como origem:
• Programas de fidelidade;
• Vendas de e-commerce;
• Ligações;
• Pesquisas;
• Terceiros / Parceiros.

Além disso, essa realidade também se aplica aos dados sobre outros pontos, como vendas e produção.
Afinal, você pode ter milhares de lojas vendendo milhões de itens para milhões de consumidores, não é?
Ou, ainda, várias fábricas realizando operações interligadas e complexas.
Tudo isso, no fim, cria uma infinidade de dados a serem gerenciados diariamente por sua operação.

Essa é a realidade atual, sem dúvida.
Por outro lado, a verdade é que muitas empresas ainda não tiram proveito desses dados, mantendo seus sistemas desconectados o que resulta em registros incompletos e duplicados e, em síntese, prejuízos.

O MDM resolve esse problema fornecendo um repositório / conjunto central de dados para construir e compartilhar uma versão uniforme e completa das informações mais relevantes para o negócio.

Ele permite que você tome decisões mais rápidas e inteligentes em relação a tudo, seja sobre como controlar o ciclo de vida do produto ou lançar produtos novos ou ainda criar oportunidades de vendas upsell e cross-sell.

Como a gestão de dados pode ajudar você?
O MDM faz mais do que gerenciar seus dados: ele ajuda organizar e simplificar o acesso às informações que formam a base das oportunidades para o seu negócio.
Elimina registros duplicados e combina dados incompletos, criando um “registro de ouro” (Golden Record), com um centro de dados uniforme e integro que conecta todos os sistemas da empresa.
O MDM permite que você crie uma solução completa que amplia seu potencial de inovação.

Melhore a qualidade dos dados e reduza custos.
Você pode efetivamente consolidar, sanear, melhorar e controlar os dados usando o MDM.
Se os registros precisam ser editados, atualizados ou apagados, o MDM altera o Golden Record relevante para que o ajuste seja refletido em todos os lugares de forma única e livre de inconsistências.
Isso significa, entre outras coisas, uma economia colossal para a rotina de qualquer operação. Um estudo recente do Aberdeen Group verificou que o MDM gera uma redução de até 67% nos custos com trabalho do setor administrativo, por exemplo.
Esses ganhos se tornam ainda mais evidentes se os seus dados não são precisos ou surgem de forma separada entre os diferentes departamentos.
Nesses casos, a falta de uma solução de gerenciamento pode fazer com que os custos associados à manutenção dos dados cresçam descontroladamente.
Sem falar que dados inconsistentes, sem gestão, podem gerar frustração para o consumidor ou uma quebra na cadeia de fornecimento.

Lance novos produtos mais rapidamente.
O MDM melhora a eficiência de produção e de toda a cadeia de fornecimento.
Com essa solução, a empresa consegue enriquecer as informações do início ao fim, passando por todos os departamentos responsáveis.
Você consegue estabelecer datas de entrega de produtos, etapas fundamentais de projetos, monitorando e visualizando as mais diversas etapas da operação.
Produtores, fornecedores e engenheiros recebem atualizações precisas sobre alterações detalhadas dos produtos.
Todos os envolvidos, do despacho ao recebimento, têm acesso em tempo real às especificações do produto à medida que elas são atualizadas.

Ofereça experiências excepcionais aos seus clientes.
Ao adotar uma estratégia orientada por dados, todos os pilares da gestão da empresa devem ser capazes de ter uma visão completa e confiável sobre seus clientes.
O objetivo, com isso, é encontrar opções para oferecer a melhor opção e atendimento possível.
Nesse contexto, as plataformas de gerenciamento de dados atuam para abastecer as estratégias de marketing e vendas, disponibilizando informações precisas para a fundamentação de seus planos.
Uma solução MDM elimina os dados duplicados dos registros de clientes, evitando erros de personalização:
• Em e-mails enviados com o nome errado;
• Com telefonemas constrangedores sobre um assunto que já foi resolvido;
• E no disparo de catálogos, ou cartas, enviados para o mesmo endereço duas vezes.
Isso significa que uma empresa pode economizar até 50% nos custos de marketing, combatendo o desperdício de dinheiro e tempo.

MDM já provou que pode:
• Aumentar a média do valor dos pedidos;
• Impulsionar a retenção de clientes;
• Aumentar o valor do ciclo de vida do cliente;
• Aumentar as oportunidades de vendas cross-sell e upsell.

Ofereça um serviço excelente.
Gerenciar os dados em uma plataforma única será um diferencial para seu negócio, oferecendo a chance para que todos os departamentos relevantes possam visualizar a informação do cliente de forma rápida.
Assim, a equipe de atendimento conseguirá resolver eventuais problemas com maior precisão visualizando os dados instantaneamente e os dados do cliente serão automaticamente compartilhados e visualizados com os departamentos de vendas, marketing, entre outros.
Isso quer dizer que, se um cliente é transferido para outro departamento, ele não terá que responder às mesmas perguntas novamente.
De acordo com a Accenture, saber o histórico de compras do cliente faz com que o consumidor seja até 65% mais propenso a escolher a sua marca.

Atenda à regulamentação e esteja em conformidade.
Além de melhorar a desempenho, o MDM ajuda sua empresa a cumprir diversas obrigações legais, como a nova regulamentação sobre proteção de dados pessoais o GDPR (General Data Protection Regulation) adotado na Europa e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) sancionada em agosto de 2018, que entrará em vigor em 2020 no Brasil.

O MDM facilita e atende demandas novas como:

• Ampliação do escopo da cobertura de proteção aos dados: a definição de dados pessoais agora inclui além de detalhes gerais também itens como fotografias e conteúdo de mídias sociais.
• Direito a ser esquecido: os clientes podem pedir que seus dados pessoais sejam apagados quando não forem mais necessários para o seu objetivo original.
• Portabilidade de dados assegurada: clientes podem pedir que seus dados pessoais sejam transferidos para os concorrentes.

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