Foco nas necessidades de clientes e negócios para melhorar os resultados finais
O gerenciamento de informações do produto é um segmento comum que abrange o marketing, as vendas e o comércio, bem como a cadeia de fornecimento e serviço.
O gerenciamento eficaz da informação do produto deve ser uma prioridade para qualquer empresa, pois pode reduzir o tempo e o custo de gerar, armazenar, gerenciar e publicar informações.
Também pode reduzir o risco de erros que podem alienar clientes, prejudicar a reputação de uma empresa e impactar as vendas.
A informação do produto também se alinha à geração de receita de produtos e serviços.
O PIM, como é comumente referido, é um conceito simples: são os processos, informações e tecnologia usadas para gerenciar todas as informações de produto de uma organização para formatos e padrões estabelecidos.
O objetivo do PIM é ter informações do produto que sejam consistentes e prontamente disponíveis para qualquer pessoa ou para qualquer processo a qualquer momento.
As informações do produto podem incluir vários tipos de dados: número do item, referência, catálogo e dados da SKU; conteúdo descritivo, documentos e texto; traduções e outras localizações; e imagens e vídeos.
PIM fornece informações padrão do produto para uso universal, de todos, desde operações comerciais internas até clientes.
Ele fornece uma plataforma centralizada onde todos os atributos e detalhes do produto são armazenados para que eles sejam acessíveis conforme necessário, incluindo a publicação em sistemas que são usados para suportar interações com clientes e distribuidores, as operações da cadeia de suprimentos e as fabricações dos produtos e serviços que a informação descreve.
O PIM não apenas define o produto de forma consistente, mas também permite a associação de ativos de informações relacionadas e gerencia o uso de todas as informações do produto, incluindo o fornecimento de análises para rastrear seu uso e auditar as alterações.
Apesar de seu valor e apelo, pesquisa de referência mostra que o PIM está em muitas organizações ainda imaturo.
Mais da metade (57%) dos participantes da pesquisa planejam mudar a maneira como gerenciam as informações sobre os produtos nos próximos 12 a 18 meses.
À luz do papel de importância do PIM no suporte a uma série de processos de negócios, a maioria das organizações está fazendo alterações substanciais relacionadas ao PIM em seus processos, suportando aplicativos e tecnologia.
A tecnologia certa ajuda
Todos os processos relacionados ao produto, desde o desenvolvimento até a entrega e o marketing até as vendas, bem como aqueles associados às interações e suporte do cliente, exigem informações.
Aplicativos dedicados podem ajudar as empresas a gerenciar o componente de informações desses processos de maneira eficaz.
Nossa pesquisa mostra que as organizações diferem substancialmente em quão bem-sucedidas elas gerenciam softwares relacionados ao PIM.
Quase metade (47%) das pessoas que usam aplicativos PIM dedicados disse que elimina erros e falhas.
Também melhora o potencial de vendas adicionais, de acordo com 44%.
Em contraste, 94% das organizações usam planilhas para dar suporte a informações sobre produtos de várias maneiras complementares ou como o centro de como gerenciam informações sobre produtos.
Mais da metade (56%) deles frequentemente encontra erros, e apenas 6% raramente ou nunca os encontram.
O esforço manual é a maneira mais comum de criar um único registro de produto completo, consistente e confiável.
É usado por 45% das organizações, mas uma em cada três delas está insatisfeita com o processo.
Por outro lado, apenas 27% usam um aplicativo PIM dedicado para criar esse registro de produto, mas essas organizações relataram uma série de benefícios, tanto operacionais (eliminando erros e falhas, 47%) quanto relacionados aos negócios (melhorando a venda cruzada e potencial de venda, 44%, e a experiência do cliente, 41%).
Recomendamos a procura por aplicativos PIM dedicados que suportem a variedade de funções na organização, desde usuários corporativos a analistas e TI.
Os aplicativos PIM para analistas exigem uma variedade de recursos, incluindo a descoberta e associação de produtos, pesquisa e localização de produtos, comunicação de problemas, criação de layouts, geração de documentação e publicação de informações sobre produtos.
A tecnologia projetada para o PIM também deve oferecer suporte a tarefas e processos relacionados a dados, incluindo descoberta de dados, controle de dados, integração de dados, enriquecimento de dados, correspondência de dados, modelagem de dados e qualidade de dados.
Usar a tecnologia certa para gerenciar informações sobre produtos é importante não apenas para aumentar a produtividade, mas também para garantir que a organização obtenha o melhor valor possível de suas informações sobre produtos e garantir a melhor experiência possível para clientes, parceiros, fornecedores e até funcionários que interagem com isso.
Como escolher o PIM
Para evitar confusão sobre as opções de tecnologia para PIM, aconselhamos focar nas necessidades do cliente e do negócio e avaliar os produtos sobre como eles podem satisfazê-las.
Muitas organizações voltam-se exclusivamente para uma abordagem de gerenciamento de dados centrada em TI que é centrada na tecnologia de base de dados ou no que é chamado de gerenciamento de dados mestres (MDM).
No entanto, escolher o PIM que não é projetado para trabalhar com processos do lado do negócio ou para ser usado por usuários do lado do negócio é um erro.
Em vez disso, procure aplicativos PIM desenvolvidos para promover eficiência e facilidade de uso por profissionais de negócios que operam nas funções de front office de marketing, vendas, comércio e atendimento ao cliente e áreas de operações, incluindo fabricação, distribuição, varejo, fornecimento e cadeia de fornecimento ou serviço.
Comece avaliando as atividades atuais de gerenciamento de informações do produto para determinar onde as melhorias são necessárias.
Identifique as necessidades das pessoas responsáveis pelos produtos, incluindo marketing, atendimento ao cliente, gerenciamento de produtos, fabricação, distribuição e comércio.
Então comece a avaliar o PIM.
Nossa pesquisa mostra que a barreira mais comum para melhorar o PIM é a falta de recursos (37%), portanto, garantir que os aplicativos sejam projetados para os negócios, pois eles são mais propensos a engajar o interesse de todos os profissionais envolvidos.
Faça o business case mostrando que o gerenciamento eficaz e a governança dos processos e informações podem aumentar o valor comercial dos produtos.
Procure instâncias em que a tecnologia possa facilitar o aumento e melhorar o contexto dos produtos.
Por exemplo, pode permitir que aos gerentes de produtos atualize imagens de seus produtos ou profissionais de marketing para postar vídeos mostrando aos clientes como um produto é usado.
Mais da metade (53%) dos participantes da pesquisa disseram que o elemento mais importante do business case para o PIM é aumentar a satisfação do cliente.
Manter um olho nos negócios é o principal, mas também garantir que o PIM que está sendo avaliado possa trabalhar com sistemas e aplicativos de TI relacionados e que não comprometa a segurança desses sistemas.
Também se certifique de que os gerentes de ativos digitais funcionem conforme necessário; desta forma, você pode fornecer suporte completo de processos PIM.
A usabilidade de qualquer aplicativo que esteja sendo considerado é essencial e deve ser uma das principais prioridades das organizações, assim como a experiência do consumidor que fornece via Web e dispositivos móveis.
Equivalência de abordagens dedicadas: as empresas que usam um único sistema como fonte de informações sobre produtos eliminaram erros e falhas nas informações sobre produtos (90%) e obtiveram uma vantagem competitiva por meio de um time-to-market mais rápido (87%).
A informação do produto é uma parte fundamental de qualquer negócio; O sucesso em vendas, crescimento e lucratividade geralmente depende da eficiência com que é usado.
Simplificar o gerenciamento de informações do produto, portanto, é na realidade um processo de implantação de tecnologia e processos para garantir a eficácia operacional, financeira e operacional de cada organização.