Você conhece o Poder de uma Estratégia Omnichannel, caso não conheça recomendamos que comece por aqui, nós resolvemos preparar um conteúdo que irá te guiar, em 7 passos, para a criação da sua estratégia
1. Integre toda a estratégia da empresa
A princípio, a integração para uma estratégia omnichannel não deve ser apenas de estratégias de marketing, mas de toda a empresa.
Assim sendo, departamentos de vendas, atendimento e marketing precisam estar alinhados para gerar a experiência de relacionamento e compra que cada consumidor vai viver.
Ou seja, atendimento ao cliente, suas ações de vendas, etc, tudo precisa se alinhar à proposta.
2. A importância da experiência do cliente
Antes de fazer uma mudança estratégica na sua empresa é preciso entender o que é realizado hoje, o que funciona e o que não funciona.
3. Solicite feedback aos clientes
Antes de mais nada, consulte o seu cliente. Principalmente, durante sua pesquisa sobre a experiência dele.
Faça uma pesquisa para obter informações relevantes sobre a experiência que você oferece.
Entretanto, esse processo deve ser adotado como uma etapa contínua de sua estratégia.
Solicite feedback em cada etapa da jornada do cliente. A cada contato com a marca, peça para que os usuários compartilhem com você o que acharam da experiência.
4.Estratégia Omnichannel: Use a tecnologia para centralizar os dados dos clientes
Para que a estratégia funcione, os dados de seus clientes deve estar integrados.
Para exemplificar, se um cliente visita sua loja virtual e se cadastra, quando ele for em uma loja física você deve ser capaz de acessar tudo o que ele já fez na loja virtual, como baixar um ebook, comprar um produto, fazer uma reclamação e mais.
5. Adote a automação de marketing
Igualmente, junto com a integração dos dados, adotar uma ferramenta de automação de marketing, vai ajudar você a entender o comportamento do cliente.
Além disso, isso ajuda você a criar mensagens perfeitas para o consumidor, que parecem ter sido feitas exclusivamente para ele.
6. Crie seu plano de ação com a estratégia Omnichannel
Nesse sentido, quando todas essas informações estiverem em suas mãos, é hora de criar um plano com base no comportamento de seus clientes conectando todos os canais e oferecendo uma boa experiência.
Todavia, lembre-se de entender quais são os canais em que seu público está, por exemplo:
- redes sociais;
- e-mail;
- WhatsApp;
- SMS;
- loja virtual;
- loja física e mais.
7. Monitore resultados
O objetivo geral é ampliar as taxas de conversão de vendas por meio do oferecimento de uma melhor experiência do cliente.
É importante que a empresa passe a usar métricas e indicadores que definam os objetivos no início do projeto.
E, em caso da sua empresa precisar de ajuda, nós estaremos aqui para te atender.