Gêmeo Digital

BLOG

Gêmeo Digital

A engenharia da VOXXEL está na vanguarda da revolução industrial que é a “indústria 4.0”. Estamos constantemente em busca de oferecer a seus clientes as melhores tecnologias destinadas à prestação de serviços. Neste sentido adotamos o gêmeo digital, “digital twin”, que consiste em virtualizar um ambiente ou sistema físico e trazer para o mundo virtual.

Desta forma, nosso time de projetos de engenharia industrial consegue desenhar novos processos baseados na possibilidade de trabalho com estes dados, e podemos oferecer nossos serviços para ajudar empresas a simular cenários e gerar valor agregado aos seus negócios.

Para este tipo de prestação de serviços utilizamos o software “Process Simulate” da Siemens que é homologado e utilizado pelas maiores indústrias do ramo automotivo e outros setores industriais.

Estas cópias digitais de produtos, processos ou equipamentos, possibilitam aperfeiçoar processos fabris, reduzir custos com protótipos e diminuir o tempo de lançamento de um produto no mercado.

Na prática, uma aplicação de gêmeo digital pode receber dados em tempo real de objetos e/ou sistemas físicos (input) e entregar predições e simulações (output) de como esses objetos e sistemas vão reagir a partir dessas entradas.

A tecnologia dos gêmeos digitais também pode ser usada em processos em suas fábricas. Um dos exemplos são testes de ergonomia. É possível planejar a melhor posição do colaborador em uma linha de produção, por exemplo, ou a melhor maneira de ele segurar um objeto.

O gêmeo digital também pode ser usado na gestão de riscos da empresa, em relação aos acidentes de trabalho, já na fase do projeto, sendo possível simular e testar com antecedência rotas e caminhos para os funcionários se locomovem de forma segura e eficiente.

Está gostando do conteúdo? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp